'...Fico sempre estarrecido quando, num mundo que já não tem mais regras e não adverte mais o sentido de culpa, emitem-se juízos tremendos para pecados cometidos por sacerdotes; parece que domina um excesso, ao passo que a fé reservada aos compromissos assumidos pelo ser humano comum é banalizada.' (Vittorino Andreoli)
quarta-feira, 18 de maio de 2011
PADRES, viagem entre os homens do sagrado
sábado, 14 de maio de 2011
O SEMINARISTA
"... é preciso avaliar um chamado de Deus como uma alegria, porém nunca o não chamado à vida religiosa como recusa por parte de Deus. Mais simplesmente, significa entrar na sociedade e expressar o próprio credo religioso na vida ordinária, unindo-o à própria profissão que a enriquece de significado.
Justamente por isso, é preciso que a vida do seminarista seja tranquila e serena, comprometida, mas não obsessiva. E, por isso, ele deve evitar considerar-se um 'tocado por Deus', mas também, ao contrário, considerar-se um excluído, no caso de que não ocorram as condições para continuar no caminho do sacerdócio. Trata-se simplesmente de um uso diferente do próprio crer estando no mundo, um caminho alternativo, sempre dentro da fé."
sexta-feira, 13 de maio de 2011
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E BEATO JOÃO PAULO II, ROGAI PELOS VOCACIONADOS
Marcadores:
Nossa Senhora
terça-feira, 10 de maio de 2011
A VOCAÇÃO SACERDOTAL
A vocação Sacerdotal é um mistério de amor entre Deus e o homem. Deus, por amor, chama ao homem que, também por amor, lhe responde livremente.
Um chamado para ser a ponte entre o céu e a terra; entre Deus e os homens.
“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus ( Mt 16, 19)”.
Um chamado a continuar o projeto de Jesus no mundo e salvá-lo, mas não ser mais do mundo.
“Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi (Jo 15, 19)”.
A vocação Sacerdotal é um destino irrevogável, iniludível: Não tem volta; Quem é Padre não pode voltar atrás. O casamento é até que a morte os separe. O sacerdócio, mesmo depois de morto continua sendo Padre.
“Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt. 19, 28)”.
A vocação Sacerdotal é um mistério de amor e o amor é livre para a escolha mas fiel no compromisso.
Assinar:
Postagens (Atom)